Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Oitavo nadador mais rápido da América Latina é de Maracaju


O nadador maracajuense Eduardo Aguilera (16) participou, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, de uma das principais competições da natação brasileira.

Considerado o berço da natação, o troféu “Chico Piscina” engloba o 24º Campeonato Brasileiro Inter-Federativo Infanto-Juvenil de Natação, o 17º Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação, e o 17º Troféu Internacional Chico Piscina. As competições aconteceram na cidade de Mococa, em São Paulo, no Parque Aquático da Associação Esportiva Mocoquense.

Até agora já foram disputadas 40 edições do Troféu “Chico Piscina”, sendo 19 como torneios Inter-Regionais Infanto-Juvenil de Natação, 21 como Campeonato Brasileiro Inter-Federativo Infanto-Juvenil de Natação, dos quais 14 também como Campeonatos Internacional Infanto-Juvenil. A cada ano que passa o Troféu Chico Piscina vem se tornando um celeiro de novos nadadores para o Brasil.

Só para se ter uma idéia da importância do campeonato, muitos que por ele passaram hoje estão defendendo o Brasil em competições internacionais, como Gustavo Borges, Rogério Romero, Fabíola Molina, Flavia Delarori, Eduardo Fischer, Kaio Marcio, Lucas Salatta, Tiago Pereira, Rebeca Gusmão, Rodrigo Castro, Mariana Brochado, Tatiana Lemos, Nicolas Oliveira, Gabriel Mangabeira, Joanna Maranhão, Gabriela Silva e César Cielo Filho, campeão e recordista Olímpico em Pequim-2008 e campeão e recordista Mundial em Roma 2009.

Eduardo, que com orgulho representa a cidade de Maracaju, conseguiu assegurar o oitavo tempo entre os nadadores da América latina. O nadador é o único do estado do Mato Grosso do Sul a estar entre os oito melhores nadadores do Brasil. Todas as provas foram transmitidas pelo canal SporTV, um dos mais importantes meios de comunicação do esporte mundial.

Nada mais justo para uma modalidade que exige o máximo de treinamento. Eduardo dedica há anos boa parte do seu dia com exaustivos treinos, além de uma alimentação totalmente balanceada. “A rotina de um nadador é diferenciada das demais modalidades esportivas. Trabalhamos com milésimos de segundos, e a dedicação nos treinos é fundamental”, relata o jovem de apenas 16 anos, mas com uma bagagem profissional de dar inveja.

Outro motivo a ser comemorado para a natação de Maracaju foi a nomeação do técnico e pai de Eduardo, Carlos Aguilera, como técnico e o chefe da delegação de Mato Grosso do Sul, uma conquista inédita para a cidade de Maracaju. Acompanhando Carlos Aguilera, estiveram em São Paulo também os técnicos Mônica (Corumbá) e Cásio Castro (Campo Grande). Os campeões de cada prova serão selecionados para a Seleção Brasileira 2012 e jogos Sul-americano.


Eduardo conta com o apoio da Secretaria de Educação, através da prefeitura de Maracaju e de empresários maracajuenses.

O site http://www.maracajunahora.com.br/ é parceiro do atleta.

Por: Lucas Copetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário